sábado, 30 de abril de 2011

ArtEduca!: Homenagem!

Homenagem da Núcia, aluna de Sena Madureira-AC, a qual não tive oportunidade de conhecer pessoalmente mas continua mantendo um contato carinhoso comigo.

Brigadinha querida!

ArtEduca!: Homenagem!: "Esse vídeo é uma homenagem a profissão professor(a), para sermos educadores sabemos que é preciso ter amor pelo educação, nós que somos sabemos que não é tarefa fácil. Por isso essa homenagem às minhas professoras da facu."

Produção de textos

Algumas dicas que podem auxiliá-lo em atividades de produção de texto.


Resenhas

Resenhas devem ser elaboradas em forma de texto corrido, não de perguntas e respostas. As perguntas quando colocadas pelo professor são apenas para orientá-los sobre os aspectos a serem analisados, mas a resposta a elas deve aparecer ao longo de seu texto. Não precisa se preocupar em estar certo ou errado em suas críticas, elas apenas devem estar embasadas nas observações que você vez ao ver o filme e ao discutir com os colegas.


Corretor ortográfico

Procure sempre escrever utilizando o corretor ortográfico do Word.BrOffice. Ele ajuda não só a ver se a ortografia das palavras está correta mas também se a construção das frases tem sentido. 
 
Quando aparece um sublinhado em vermelho, é a palavra que está errada. Se estiver sublinhado em verde, é a frase que está sem sentido, com erro de concordância ou faltando alguma coisa. Faça um teste, escrevendo as frases seguintes em um documento do Word: "A casat é azul. A texto é uma leitura difícil." Veja se aparece os sublinhados como citei.

Contagem de caracteres

Caso a atividade solicite um número máximo de X caracteres, é importante que você saiba onde contar os caracteres de uma seleção de palavras. Abaixo indico sites que orientam de forma clara a esse respeito.

  • Word 2007: Clique aqui.
  • Word 2003: Clique aqui.
  • BrOffice: Clique aqui.

Uso de imagens em fóruns de discussão

Nos fóruns de discussão, podemos utilizar imagens incorporadas no texto. Para isso, pasta colocá-la como anexo na mensagem, já com o formato que deve aparecer.

E para que as imagens fiquem ainda mais interessantes, uma dica: no site de busca (Google, Bing, Yahoo) escolha a opção de buscar Imagens, normalmente na parte superior da página. Pense naquilo que quer que a imagem represente e coloquem no campo de palavras. Teste diversas combinações de termos para busca, até aparecer a imagem que represente o que quer dizer. 


É importante sempre citarem a fonte da imagem, com o link de onde retiraram, por exemplo :


Disponível em: www.fontedaimagem.com/aimagemqueescolhi.html, acesso em: 03.03.2003.


Caso faça intervenções nas imagens também devem citar a fonte e dizer que foi “baseado em”. Cuidado com o tamanho da imagem, se a resolução estiver muito ruim ela ficará pequena e não conseguiremos entender o que ela quer dizer. 


Se precisarem, use o Gimp, é um programa livre e fácil de usar, que você já deve ter utilizado em algumas disciplinas.

Fóruns de discussão

Para que qualquer aprendizagem seja mais significativa e para que possamos refinar nosso senso crítico, uma ação é primordial: ler. A leitura nos faz ver outros pontos de vista, nos desperta para outros olhares que ainda não tínhamos percebido. Portanto, é importante que leiam os textos ao início de cada unidade, mesmo que pouco a pouco, e participem constantemente das discussões a respeito deles.

Além de textos também costumam ser disponibilizados outros recursos, como imagens e vídeos. Esses também possuem papel preponderante para a reflexão individual e discussão em grupo sobre os assuntos apresentados. 

Lembre-se que algumas normas precisam ser seguidas na participação listas de discussão ou fóruns, as quais costumamos chamar de Netiquetas.


Os fóruns funcionam como sala de aula virtual, por isso é importante haver uma constante interação entre os participantes. Não basta apresentar suas idéias, observe também as opiniões dos colegas e comente, transforme esse espaço em um ambiente dinâmico e de aprendizagem colaborativa!

Toda vez que entrar no fórum, "brinque" com as formas de visualização (caixa de seleção disponível na parte superior do tópico de discussão): Mostrar pela mais recente, pela mais antiga, Mostrar respostas aninhadas, Listar respostas. Isso ajuda a ter diferentes leituras das postagens, do encadeamento das idéias, e sempre vemos alguma mensagem que não vimos da última vez!

Ah, e nos fóruns, como nas demais atividades, vale o uso de corretor ortográfico antes da postagem, assim seu texto pode ficar ainda mais claro!

Citações e referências

O uso de citações e referências é importante tanto na elaboração de trabalhos, textos, quanto na participação em fóruns. Sempre que utilizar palavras de outro autor que não você, você deve fazer menção a ele. Diversas normas podem ser utilizadas para referências de documentos, mas no Brasil e na UnB utilizamos normalmente as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ao citar um texto de forma indireta (ou seja, com suas próprias palavras) em seu trabalho, ao final, nas Referências Bibliográficas, deverá aparecer:

SOBRENOME, Nome (do autor do texto). Título (do texto). In: SOBRENOME, Nome (do autor do livro). Título (do livro). Cidade: Editora, Ano. Cap. (número do capítulo).

Se for uma citação direta (com as palavras do próprio autor) deve aparecer entre "" e com a citação (SOBRENOME, Ano, página) ao final da frase. Da mesma forma, a referência completa aparece ao final, nas Referências Bibliográficas.

Exemplo: Segundo Lévy, "o cibererspaço como suporte da inteligência coletiva é uma das principais condições de seu próprio desenvolvimento" (LÉVY, 2007, p. 29).

Importante: Ao elaborar seus textos, resenhas e críticas, seja nos fóruns ou tarefas, escreva sempre com suas próprias palavras. Todos autores (sejam de livros ou de páginas da internet) utilizados devem ser citados.

Caso tenha dúvidas sobre citações e referências em trabalhos acadêmicos, veja aqui:
A Biblioteca Central da UnB indica alguns sites interessantes da Universidade Federal de Santa Catarina, para: