quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Desafio!

Estamos já na quarta semana, e vejo que já conseguimos muitos avanços! As discussões estão dia a dia mais produtivas e aprofundadas. Por isso, quero propor a vocês que esse seja, a partir de agora, o espaço da desconstrução. O que quer dizer isso? Que vamos desconstruir todas as idéias que nos foram apresentadas até hoje, vamos subverter a ordem das coisas e , como no quadro do Escher, olhar diversos ângulos e conhecer mundos diferentes!

Para fazer isso, precisamos ir ainda mais além.... nas figuras e comentários que devem transmitir idéias, pontos de vistas diferenciados, visto que cada um de nós tem uma história de vida e experiências provavelmente muito ricas, que nos fizeram ter um olhar diferente sobre muitas coisas, entre elas a tecnologia, a mídia, e o uso que podemos fazer delas positiva ou negativamente.

Não precisam ter medo de criticar quando acharem que devem ser criticado, nem elogiar quando deve ser elogiado! Tudo só precisa estar embasado! Onde? Nas leituras. Vamos conhecer as facetas boas e ruins dessas novas tecnologias e processos pedagógicos?

Vamos além dos filmes, programas e canais a que estamos acostumados, das imagens que se repetem, das idéias que nos consomem?! Não vamos deixar que sejamos os “assassinos” de Sam, os manipuladores de opiniões, aqueles que contam histórias que não existem, ou se existem estão muito distantes de nossa realidade!

Vocês viram no documentário o quanto já foram bombardeados nesses anos todos de vida? Ou seus alunos....Somos agentes de transformação! Como podemos trazer o conhecimento que vem sendo construído, em especial nesta disciplina, para a sala de aula? Mais ainda, para a sociedade!?

Onde e como será que a mídia aparece, mas não deveria?! E onde será que deve aparecer mas não é vista, ou utilizada como deveria?!
A TV tem transformado a história do Brasil....será que não é hora de sermos nós os atores desse enredo e contarmos nossa própria história?

Vamos trazer vida ao que tem valor, vamos conscientizar, contar histórias reais e de muita luta, que essas sim - dos índios nativos e escravos da colonização a nós, atuais brasileiros - fazem parte da real história da sociedade brasileira!

Vamos mais além?!