sábado, 30 de abril de 2011

Fóruns de discussão

Para que qualquer aprendizagem seja mais significativa e para que possamos refinar nosso senso crítico, uma ação é primordial: ler. A leitura nos faz ver outros pontos de vista, nos desperta para outros olhares que ainda não tínhamos percebido. Portanto, é importante que leiam os textos ao início de cada unidade, mesmo que pouco a pouco, e participem constantemente das discussões a respeito deles.

Além de textos também costumam ser disponibilizados outros recursos, como imagens e vídeos. Esses também possuem papel preponderante para a reflexão individual e discussão em grupo sobre os assuntos apresentados. 

Lembre-se que algumas normas precisam ser seguidas na participação listas de discussão ou fóruns, as quais costumamos chamar de Netiquetas.


Os fóruns funcionam como sala de aula virtual, por isso é importante haver uma constante interação entre os participantes. Não basta apresentar suas idéias, observe também as opiniões dos colegas e comente, transforme esse espaço em um ambiente dinâmico e de aprendizagem colaborativa!

Toda vez que entrar no fórum, "brinque" com as formas de visualização (caixa de seleção disponível na parte superior do tópico de discussão): Mostrar pela mais recente, pela mais antiga, Mostrar respostas aninhadas, Listar respostas. Isso ajuda a ter diferentes leituras das postagens, do encadeamento das idéias, e sempre vemos alguma mensagem que não vimos da última vez!

Ah, e nos fóruns, como nas demais atividades, vale o uso de corretor ortográfico antes da postagem, assim seu texto pode ficar ainda mais claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Aguarde em breve sua aprovação pelo moderador.