sábado, 21 de agosto de 2010

Google Docs

Após experiências interessantes com trabalhos colaborativos baseados no GoogleDocs, resolvi postar aqui breves curiosidades e dicas para uso dessa ferramenta, que vem se aprimorando cada vez mais. Hoje, além de documentos de texto, apresentação de slides, tabelas e formulários, também temos a possibilidade de trabalhar também com desenhos, o que pode ser bastante útil para os alunos do curso de Artes Visuais.

O primeiro passo para utilizar o Google Docs é ter uma conta Google. No menu de opções (lá onde aparece Orkut, Gmail, Agenda, etc), deve ser selecionada a opção "Docs", para se ter acesso à página do Google Docs.

É possível compartilhar o arquivo e trabalhar colaborativamente para produção de um texto coletivo, pesquisa em grupo, orientação de produções acadêmicas, entre muitas outras possibilidades.

Como criar arquivos no Google Docs?

Pode ser feito upload de documentos DOC, EXCEL, JPG, RTF, HTML, PDF, etc, ou serem criados documentos novos na própria ferramenta.

Como organizar os arquivos?

Os arquivos criados ficam armazenados online, mas podem ser salvos no computador.

Uma possibilidade interessante é organizar os arquivos em pastas e subpastas por assunto. Assim, em "Todos os itens" você verá todos os arquivos já criados ou carregados,  e em "Minhas pastas" verá os arquivos cada um em sua pasta.

E o acesso aos arquivos?

Pode ser feito enviando um email, compartilhando o link em uma página da web ou Blog ou criando um "Link para arquivo ou site" no Moodle.

Como trabalhar colaborativamente? 

O trabalho colaborativo com o GoogleDocs pode ser feito com a edição de documentos on-line compartilhado com uma ou mais pessoas à sua escolha. Também é possível convidar pessoas apenas para visualizar o arquivo e acompanhar suas modificações.

Os participantes podem acompanhar quem alterou um documento e quando isso foi feito, e reverter para qualquer versão anterior.


P.S.: Se estiver tendo dificuldades em visualizar as opções que citei, talvez seja porque seu GoogleDocs está em outro idioma. Para alterar para português, vá em "Configurações - Docs"no canto superior direito e em Geral modifique a opção.

2 comentários:

  1. Lud o blog tá ótimo de cara nova!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Quando se fala em tecnologias temos um campo vasto que agora com o advento dos computadores e da internet poderemos ter uma gama de outras atividades, mas, verifica-se que ainda temos outras formas de inovações tecnológicas, tais como a Teatro,fotografia, televisão,rádio, vídeos, slides, sarau,poesias,retroprojetor entre outros, que não podemos de forma alguma descartar, o que me inquieta hoje em dia são alguns posicionamentos a respeito de “Tecnologias na Escola” temos um problema muito sério, pois quando se fala nesta dita tecnologia só se pensa em computador e internet, mas, na verdade não é só isso, o chato é vermos colegas sendo repetitivos nesta forma de se expressar, tendo em vista que todas as outras formas que já citei são importantes sim e usuais no dia a dia da escola e na formação do educados é só por em pratica, pois possuem um papel muito importante e alternativo para a pratica docentes em qualquer nível de ensino.
    Parabéns por seu trabalho e texto construtivo e educativo.
    http://projetosead.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!

Aguarde em breve sua aprovação pelo moderador.