sábado, 21 de agosto de 2010

Google Docs

Após experiências interessantes com trabalhos colaborativos baseados no GoogleDocs, resolvi postar aqui breves curiosidades e dicas para uso dessa ferramenta, que vem se aprimorando cada vez mais. Hoje, além de documentos de texto, apresentação de slides, tabelas e formulários, também temos a possibilidade de trabalhar também com desenhos, o que pode ser bastante útil para os alunos do curso de Artes Visuais.

O primeiro passo para utilizar o Google Docs é ter uma conta Google. No menu de opções (lá onde aparece Orkut, Gmail, Agenda, etc), deve ser selecionada a opção "Docs", para se ter acesso à página do Google Docs.

É possível compartilhar o arquivo e trabalhar colaborativamente para produção de um texto coletivo, pesquisa em grupo, orientação de produções acadêmicas, entre muitas outras possibilidades.

Como criar arquivos no Google Docs?

Pode ser feito upload de documentos DOC, EXCEL, JPG, RTF, HTML, PDF, etc, ou serem criados documentos novos na própria ferramenta.

Como organizar os arquivos?

Os arquivos criados ficam armazenados online, mas podem ser salvos no computador.

Uma possibilidade interessante é organizar os arquivos em pastas e subpastas por assunto. Assim, em "Todos os itens" você verá todos os arquivos já criados ou carregados,  e em "Minhas pastas" verá os arquivos cada um em sua pasta.

E o acesso aos arquivos?

Pode ser feito enviando um email, compartilhando o link em uma página da web ou Blog ou criando um "Link para arquivo ou site" no Moodle.

Como trabalhar colaborativamente? 

O trabalho colaborativo com o GoogleDocs pode ser feito com a edição de documentos on-line compartilhado com uma ou mais pessoas à sua escolha. Também é possível convidar pessoas apenas para visualizar o arquivo e acompanhar suas modificações.

Os participantes podem acompanhar quem alterou um documento e quando isso foi feito, e reverter para qualquer versão anterior.


P.S.: Se estiver tendo dificuldades em visualizar as opções que citei, talvez seja porque seu GoogleDocs está em outro idioma. Para alterar para português, vá em "Configurações - Docs"no canto superior direito e em Geral modifique a opção.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário!

Aguarde em breve sua aprovação pelo moderador.